terça-feira, 6 de novembro de 2007
Ode a Olímpia



Angelina Jolie como Olímpia, mãe extremada de Alexandre, o Grande


Eu gosto da Angelina Jolie. Dizem que muito mal se fala dela nas colunas de fofocas e revistinhas afins, eletrônicas ou não, mas como eu não leio nada que fale da vida alheia, pra mim tanto faz. Quando a gente sai do e-mail do Hotmail, cai na página do MSN, que junta todo tipo de notícia idiota da mídia podre, tipo Falha de São Paulo e Retardão, e lá sempre tem alguma manchetinha desabonadora sobre a atriz, de quem o mundo, segundo me parece, morre de inveja. Eu a acho um boa atriz, gosto do jeito dela, desde a Lara Croft, aquela Indiana Jones de saia (na verdade bermuda).
Gostei muito da interpretação dela no filme "Alexandre", como Olímpia, a mãe do próprio. Em que pese que o filme, ainda que visualmente lindo, fosse uma porcaria, um pastiche histórico nada a ver e com um ator horrível como Alexandre (meu Deus, quem é aquele cara? Ele parece filho do George Bush, e não consegue sequer uma expressão facial! E além de tudo, velho para o papel), achei que Angelina fez uma Olímpia perfeita. Um pouco exagerada, é verdade, mas isso não é culpa da atriz. Olímpia era assim mesmo, uma Jocasta, linda e terrível.
Claro que podemos compreender Olímpia, suas atitudes, sua luta pelo poder, seu rancor pelo marido, seu amor pelo filho. Dizem que ela pode ter assassinado o marido e a amante e os filhos desta, tudo é possível, e não podemos julgá-la com os olhos modernos e cristãos. O mundo era outro.
A história julga muito mal Olímpia, os historiadores, antigos e modernos, são e foram na sua maioria homens. Como mulher forte e corajosa, mãe exemplar, Olímpia é considerada uma megera e anda sob suspeita de relações incestuosas com o filho. Pouco importa que Felipe da Macedônia fosse um porco cruel e degenerado, mas a idéia de uma mulher poderosa, capaz de vingar as ofensas e humilhações e de ainda por cima, ser uma mãe extremada, sempre causou arrepios de pavor na sociedade masculina. Portanto Olímpia, será sempre denegrida pela história, talvez um pouco como a própria Angelina.
Olímpia defendeu até por assassinato (se é que é verdade), eliminando o pai e rivais, a subida de seu filho ao trono da Macedônia. Educou-o, construiu a personalidade do menino, ensinou-lhe a devoção pelos Deuses (hoje em dia seria chamada de beata), fez dele rei. Fez dele Alexandre, o Grande, porque sem Olímpia não existiria Alexandre. Sem Olímpia, nossa história seria outra.
No entanto, ela continua a ser tratada como assassina cruel, mulher incestuosa e adúltera,louca, e lhe são atribuídos todos os adjetivos pouco honrosos que se pode imaginar, sem que haja nenhuma prova verdadeira disso.Até parece que os Frias, Civitas, Marinhos e Mesquitas já existiam...
Também muito se falou e escreveu sobre a afirmativa de Olímpia, de que Alexandre não era filho de Felipe e sim de Zeus, Pai dos Deuses. O Oráculo de Tebas o confirmou filho de Zeus Amon. Claro que os historiadores e cristãos em geral riem disso, como crendice ou jogo político de Olímpia, e provávelmente do Oráculo. Eu não sei, há mais coisas entre o Céu e a Terra do que imagina nossa vã filosofia... É muito engraçado que aceitemos sem pensar uma concepção divina e não outra. Porque não? As coisas acontecem só uma vez? É para se pensar.
Hoje eu vejo muitas mulheres no poder, como a Presidente da Argentina por exemplo, e penso que Olímpia se sentiria em casa e gratificada nesse nosso tempo. Ou não. Será que ainda continuaremos a demonizar as mulheres poderosas? É claro que sim. Ainda não acabou o sofrimento de Olímpia.
posted by María Salomé @ 13:58  
2 Comments:
  • At sexta-feira, novembro 09, 2007 3:32:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Salomé! Gostei muito da frase. Você também gosta de Ioga? Eu faço Ioga há vários anos.Acho que nunca te falei sobre o assunto, mas perdi uma filha de 21 anos, há 4 anos em um acidente de carro.Acho que você pode imaginar o que virou minha vida depois disto.O Ioga me ajuda muito.Me ajuda a dar uma equilibrada no emocional. Sua frase foi excelente.Obrigada por aceitar a brincadeira. Um beijo

     
  • At sexta-feira, novembro 09, 2007 3:39:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Mulheres poderosas sempre incomodam. Gosto também da Angelinha e fiquei feliz com a eleição de uma mulher para a presidência na Argentina.Gosto muito de ver as mulheres ocupando postos importantes. Não sou feminista não. Quer dizer, este feminista extremado. Mas acho bom que as mulheres tenham atingido o direito de opção. Um beijo

     
Postar um comentário
<< Home
 
 
Manual de Navegação da Dona-de-Casa Moderna

free counters
Nutrisystem Specials

about me
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo

Eu sou María Salomé, mas as pessoas me chamam só Salomé. É um nome antigo, hebraico, o feminino de Salomão, que quer dizer "a pacífica". No entanto nenhuma Salomé que conheci ou tive notícia, inclusive eu mesma, poderia ser chamada de pacífica. E é importante notar que não recebi esse nome em homenagem àquela tolinha de 16 anos, que para atender aos desejos da mãe Herodíade, pediu ao rei Herodes a cabeça do profeta João Batista numa bandeja. Não, a inspiradora do meu nome foi outra, uma verdadeira e heróica ídche-mama: Maria Salomé, esposa de Zebedeu e mãe de 2 grandes apóstolos de Jesus: São Tiago Maior e São João Evangelista.A passagem bíblica na qual ela demonstra seu caráter voluntarioso e protetor se dá quando ela pede(não sei se pedir é a palvra...) a Jesus que seus dois filhos se assentem á Sua direita e esquerda no Reino de Deus.Jesus ficou numa saia justa, mas disse que isso só o Pai poderia determinar.Se Salomé foi atendida ou não, não sabemos, mas é fato que o primeiro apóstolo a morrer foi São Tiago e o último São João. Se a gente pensar numa mesa...Deus é quem sabe, mas que ela tinha coragem, ela tinha.É esse espírito de mãe que admiro.

Archives
Aviso aos(as) navegantes: Sejam bem vindos á bordo. Este blog é particular e exprime minhas opiniões. Se voce for contrário(a) a elas, tudo bem, não precisa se demorar aqui. Comentários grosseiros e que causem inúteis polêmicas serão sumariamente cortados.

Links
Blogarama - The Blog Directory Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.
Template by
Free Blogger Templates