segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Lazer é bom e eu gosto!
Alguns ainda acham que dona de casa é desocupada. A pergunta:"Voce é dona de casa?"ainda pode ser ouvida com frequencia, como se dona de casa passasse o dia sem fazer nada, coçando.
Em primeiro lugar, essa pergunta é irritante, como outras perguntas e observações similares, porque é uma óbvia mentira e em segundo lugar me irrita particularmente porque denuncia um pensamento protestante-americano de que o cidadão para ser íntegro tem que se matar de trabalhar. Uma coisinha hipócrita, destinada a roubar do ser humano qualquer momento de lazer, prazer ou felicidade. O trabalho é elevado á categoria de coisa divina, inefável. Mentira. Se por acaso voce for de alguma religião que tem como livro sagrado a Bíblia, deve saber que Adão e a primeira dona de casa do mundo, Eva, foram expulsos do paraíso, onde se passava os dias numa boa, e mandados "ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto". Ou seja, trabalho não é benção nem virtude, trabalho é castigo.
Claro que algumas pessoas se afeiçoam ao trabalho, o que é uma coisa muito boa porque ele é necessário e na maioria das vezes inevitável, no entanto, negar que o lazer é a vocação inerente do ser humano é safadeza. Mil teóricos irão contra mim nessa afirmação, mas eu estou pouco me lixando. A verdade é que todo mundo gosta de ver o outro sofrer e quando não gosta, apenas segue como rebanho aquilo que lhe impõe a sociedade.
É a mesma moral da novela: pobre é que é feliz. Eu não assisto e nunca assisti uma novela, mas tenho amigos e amigas que o fazem, muitas vezes fui obrigada a ver um ou outro capítulo. Na novela, pobre tem mesa farta, casa bonitinha, se diverte na sua vilinha segura e agradável, se veste bem. Pobre é um luxo. Os ricos - coitados- tem uma vida chique, mas infeliz. Ou são uns monstros. Em suma a rede Globo quer te ensinar que voce jamais deve almejar algo mais que sua condição de pobrinho. Ser pobre é bom, ser rico é ruim. Voce tem que ser pobre e deixar que a classe rica tome as atitudes e as decisões por voce. Pobre, feliz, alienado e com a mentalidade dirigida pela classe mais alta, porque eles são inteligentes, eles tem curso superior, eles são o máximo. Ou seja, a mentalidade escravagista e colonialista do tempo do Império.
Aí, quando o povo(ai, que horror!) elege um presidente de origem operária, um pobre, é um Deus nos acuda. A Globo e tudo quanto é midia entra em parafuso:" Mas a gente não tinha dito pra essa gentalha pra ficar no seu lugar?Quem disse que pobre pode assumir poder?"
Pois é, goste ou não dona mídia, meu filho ou o filho de qualquer outra dona de casa deste país imenso pode hoje almejar ser Presidente da República.
E todos temos direito ao lazer e a felicidade.
posted by María Salomé @ 12:42  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
 
Manual de Navegação da Dona-de-Casa Moderna

free counters
Nutrisystem Specials

about me
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo

Eu sou María Salomé, mas as pessoas me chamam só Salomé. É um nome antigo, hebraico, o feminino de Salomão, que quer dizer "a pacífica". No entanto nenhuma Salomé que conheci ou tive notícia, inclusive eu mesma, poderia ser chamada de pacífica. E é importante notar que não recebi esse nome em homenagem àquela tolinha de 16 anos, que para atender aos desejos da mãe Herodíade, pediu ao rei Herodes a cabeça do profeta João Batista numa bandeja. Não, a inspiradora do meu nome foi outra, uma verdadeira e heróica ídche-mama: Maria Salomé, esposa de Zebedeu e mãe de 2 grandes apóstolos de Jesus: São Tiago Maior e São João Evangelista.A passagem bíblica na qual ela demonstra seu caráter voluntarioso e protetor se dá quando ela pede(não sei se pedir é a palvra...) a Jesus que seus dois filhos se assentem á Sua direita e esquerda no Reino de Deus.Jesus ficou numa saia justa, mas disse que isso só o Pai poderia determinar.Se Salomé foi atendida ou não, não sabemos, mas é fato que o primeiro apóstolo a morrer foi São Tiago e o último São João. Se a gente pensar numa mesa...Deus é quem sabe, mas que ela tinha coragem, ela tinha.É esse espírito de mãe que admiro.

Archives
Aviso aos(as) navegantes: Sejam bem vindos á bordo. Este blog é particular e exprime minhas opiniões. Se voce for contrário(a) a elas, tudo bem, não precisa se demorar aqui. Comentários grosseiros e que causem inúteis polêmicas serão sumariamente cortados.

Links
Blogarama - The Blog Directory Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.
Template by
Free Blogger Templates