terça-feira, 9 de outubro de 2007
Bacalhau à Mino Carta
No blog do Sr. Mino Carta tem esta receita de bacalhau que achei ótima. Como o jornalista é uma pessoa de cultura e erudição invejáveis,ele escreve de forma poética e rebuscada, então eu tomei a liberdade de "secar" a receita, mas quem quiser ler no original, vale a pena, é só acessar o link aí em baixo.

Bacalhau à Mino Carta:

Para 5 pessoas:
Colocar na água fria e com sal 3 batatas com casca. Depois de levantar fervura, ficam por 25 minutos, saindo pré-cozidas. Corte-as sem retirar a casca, acrescente um copo de vinho branco seco e reserve.
1 cebola grande picada, alho poró picado á gosto, 1 coração de erva-doce picado, 2 latas de tomates pelados.
Esquentar azeite de oliva (eu prefiro o extra - virgem, sempre) em ponto de fritura, acrescentar a cebola, fritar até murchar, colocar o alho poró e a erva doce mexendo por 3 minutos e acrescentar o suco dos tomates.
Cortar os tomates em pedaços e amassar levemente com o garfo e junte-os, deixando por mais 3 minutos. Juntar as batatas e o bacalhau cortado em cubos(sem pele e espinhas, sem sal), 3 punhados de uva passa (eu prefiro brancas, mas vc escolhe) e deixa por mais 3 minutos. Colocar em seguida o tomate amassado, sal e pimenta à gosto e deixar por 5 minutos.
Apaga o fogo e junta 10 azeitonas pretas grandes sem caroço e cortadas em pedaços, um vidrinho de alcaparras (creio que é o de 100gr...não esqueça de tirar bem a água, para não salgar demais), 3 punhados de pinois (um tipo de pinhão pequeno, encontrado em bons supermercados ou lojas de alimentos árabes) e bastante orégano.
Aí é só servir.
Não é um prato muito barato, principalmente se a família for grande, mas achei bom pra inovar no Natal.

Marcadores: , , ,

posted by María Salomé @ 23:40  
1 Comments:
  • At quarta-feira, outubro 10, 2007 8:56:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá Salomé. Aqui é a Liliana do Pontuando que você achou sem querer. Só agora estou tendo tempo de entrar no seu blog porque não acesso blogspot no meu trabalho. Aí só em casa. Achei uma delícia este post do Mino. Aliás o Mino é o Mino, né? Vou dar uma passeada por aqui e deixar mais comentários. Um abraço

     
Postar um comentário
<< Home
 
 
Manual de Navegação da Dona-de-Casa Moderna

free counters
Nutrisystem Specials

about me
Nome:
Local: São Paulo, São Paulo

Eu sou María Salomé, mas as pessoas me chamam só Salomé. É um nome antigo, hebraico, o feminino de Salomão, que quer dizer "a pacífica". No entanto nenhuma Salomé que conheci ou tive notícia, inclusive eu mesma, poderia ser chamada de pacífica. E é importante notar que não recebi esse nome em homenagem àquela tolinha de 16 anos, que para atender aos desejos da mãe Herodíade, pediu ao rei Herodes a cabeça do profeta João Batista numa bandeja. Não, a inspiradora do meu nome foi outra, uma verdadeira e heróica ídche-mama: Maria Salomé, esposa de Zebedeu e mãe de 2 grandes apóstolos de Jesus: São Tiago Maior e São João Evangelista.A passagem bíblica na qual ela demonstra seu caráter voluntarioso e protetor se dá quando ela pede(não sei se pedir é a palvra...) a Jesus que seus dois filhos se assentem á Sua direita e esquerda no Reino de Deus.Jesus ficou numa saia justa, mas disse que isso só o Pai poderia determinar.Se Salomé foi atendida ou não, não sabemos, mas é fato que o primeiro apóstolo a morrer foi São Tiago e o último São João. Se a gente pensar numa mesa...Deus é quem sabe, mas que ela tinha coragem, ela tinha.É esse espírito de mãe que admiro.

Archives
Aviso aos(as) navegantes: Sejam bem vindos á bordo. Este blog é particular e exprime minhas opiniões. Se voce for contrário(a) a elas, tudo bem, não precisa se demorar aqui. Comentários grosseiros e que causem inúteis polêmicas serão sumariamente cortados.

Links
Blogarama - The Blog Directory Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.
Template by
Free Blogger Templates